DAPI: ferramenta automatiza descoberta de parasitos em exame de fezes

Sérgio Bringel é daqueles empresários que olham para o futuro, com propósito social maior do que simplesmente lucrar.
Uma das crenças do CEO do Grupo Bringel é: “a inovação abre caminhos, mantém portas abertas e dá guarida para o amanhã”. Por isso, a história de Sérgio Bringel se entrelaça com a busca por soluções. Exemplo disso, conta o empresário, são os investimentos feitos no desenvolvimento de tecnologias para a área da saúde.
Um deles, revela, é o método automatizado de leitura de exames parasitológicos, ou Diagnóstico Automatizado de Parasitos Intestinais (DAPI), realizado em parceria com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

“O DAPI é uma tecnologia inédita. Um dos nossos grandes feitos, do qual muito me orgulho”, conta Sérgio Bringel

Na prática, o exame analisa fezes a partir de computadores, que identificam os parasitos e sugerem resultados para quem está analisando o laudo. A eficiência do sistema DAPI é de mais de 90%. “Normalmente, a análise desses exames é sempre feita por lâminas de microscopia óptica e isso torna comum o erro no resultado da avaliação”, explica Sérgio Bringel.
Há ainda outro aspecto sobre o DAPI importante para análises de resultados: o tempo de análise. Por lâmina, um profissional consegue avaliar, em três minutos, aproximadamente 50 campos de uma área de leitura de uma lamínula.
Já o sistema DAPI, a capacidade de análise aumenta para cerca de 1.900 campos de imagens em um tempo de três minutos e meio na mesma área de uma lamínula.
“Essa agilidade nesse processo todo é de extrema importância em um país como o Brasil que ainda tem taxas expressivas de doenças parasitárias”, diz Sérgio Bringel.
No futuro, afirma ainda Sérgio Bringel, uma das maiores vantagens do equipamento será, justamente, a entrega à sociedade, com estudos epidemiológicos que ajudarão a compreender melhor o perfil de cada região.
“Imagina você poder entregar, com agilidade, ao poder público o resultado de pesquisas confiáveis sobre a prevalência de doenças parasitárias em cada região?
Essa, com certeza, é uma entrega necessária, que coopera para a saúde como um todo, em especial em termos de combate às doenças causadas por parasitas”, salienta Sérgio Bringel.